EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

DURAÇÃO
15 meses
Internet
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$89,90
Total de 16 mensalidades
DURAÇÃO
15 meses
Internet
Videoaulas em DVD
Livros Impressos
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$109,90
Total de 16 mensalidades
DURAÇÃO
8 meses
Internet
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$149,90
Total de 9 mensalidades
DURAÇÃO
8 meses
Internet
Videoaulas em DVD
Livros Impressos
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$169,90
Total de 9 mensalidades
DURAÇÃO
6 meses
Internet
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$199,90
Total de 7 mensalidades
DURAÇÃO
6 meses
Internet
Videoaulas em DVD
Livros Impressos
Livros em PDF
MENSALIDADE
R$219,90
Total de 7 mensalidades

Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO do mesmo valor da mensalidade. Os valores poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos. *DVD de dados contendo videoaulas em formato AVI. Acesso às videoaulas através de computadores e DVD player com recurso DIVX.

Gostou do nosso curso? Compartilhe com seus amigos no facebook.
Compartilhar
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa é destinado à preparação do profissional docente visando ao desenvolvimento de estratégias metodológicas que restauram as funções humanas por meio de produtos assistivos e comunicação alternativa. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

- Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos para os profissionais docentes que atuam em salas de aula comuns das escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado, de maneira que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  

PÚBLICO-ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Deficiência intelectual, física e psicomotora*, Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades*, Tecnologia assistiva*, Comunicação alternativa* não possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs”

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Ana Lúcia dos Santos de Lima: Mestrado em Educação; Especialização em Educação Especial; Graduação em Pedagogia.

Ana Regina Caminha Braga – Mestre em Educação;
Especialização em Educação Especial com Ênfase em Inclusão; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Letras-Português/Inglês-Bacharelado e Licenciatura.

Irene Carmen Picone Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Antropologia Cultural; Graduação em Psicologia.

 
Grade Curricular
Disciplina Carga Horária
Formação docente para a diversidade 60
Múltiplas competências para os profissionais da educação 29
Legislação educacional 76
Metodologia da pesquisa e do trabalho científico 57
Desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos: cognitivo, afetivo e social 48
Deficiência intelectual, física e psicomotora* 56
Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades* 38
Deficiência visual com ênfase em braille 52
Fundamentos da educação especial 43
Metodologia do ensino da educação especial 51
Tecnologia assistiva* 120
Comunicação alternativa* 120
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso 0
Carga Horária total do curso: 750 horas/aula